EVANGELHO - A Galeria Natalina de Lucas (1)  (Evangelho Lucas) escrito em domingo 28 novembro 2010 11:19

evangelho, introdução bíblica, jesus, lucas, natal, novo testamento

Blog de reflexaobiblica :REFLEXÃO BIBLICA, EVANGELHO - A Galeria Natalina de Lucas (1)

INTRODUÇÃO
Aproximamos-nos de mais um natal. Esta data é sem dúvida uma das mais significativas para os cristãos em todo o mundo e até mesmo aqueles que não partilham desta fé são contaminados pela atmosfera da natividade de Jesus.
Apenas dois evangelistas nos fornecem informações com relação ao nascimento e primeiros anos de Jesus - Mateus e Lucas. Nesta pequena série proponho examinarmos os relatos lucanos, ainda que em alguns momentos tenhamos que citar e/ou comparar as informações do relato de Mateus.
O EVANGELHO DA INFÂNCIA
Lucas utiliza as primeiras páginas de sua narrativa evangélica para celebrar a maior e mais extraordinária manifestação do amor de Deus em favor dos seres humanos - o nascimento de Jesus. A sua narrativa reproduz uma atmosfera de louvor e de ações de graça que certamente esta impregnada na mente e no coração de todos os cristãos.
Somos convidados por Lucas para acompanharmos os eventos envolvendo o querido casal Maria e José desde o anuncio angelical; a participarmos do momento único quando os pastores contemplam o recém nascido Salvador, deitado naquela humilde estrebaria; igualmente podemos contemplar, e com um pouco de imaginação ouvir, o coro angelical que entoam louvor e adoração pelo nascimento de Jesus o Salvador.
O propósito de Lucas não é biográfico, ou seja, ele não pretende investigar minuciosamente cada detalhe das origens de Jesus. Sua intenção é proporcionar aos seus leitores, desde as primeiras linhas, informações claras de que Jesus é o Salvador. Portanto, estes dois capítulos são textos saturados de teologia,[1]  que expressam de forma maravilhosa a fé do evangelista e das primeiras comunidades cristãs espalhadas por todo o Império Romano na segunda metade do século primeiro.
Nestes relatos Lucas pinta sete extraordinários quadros natalinos:
- Anunciação a Zacarias (1.5-25)
- Anunciação a Maria (1.26-38)
- Encontro de Maria e Isabel (1.39-56)
- Nascimento e circuncisão de João Batista (1.57-80)
- Nascimento e circuncisão de Jesus (2.1-21)
- Apresentação de Jesus no templo de Jerusalém (2.22-40)
- Jesus aos doze anos no templo de Jerusalém (2.41-52)
Nos próximos artigos iremos apreciar cada um destes maravilhosos quadros, que compõem esta incomparável Galeria Natalina de Lucas - você é meu convidado especial.

Rev. Ivan Pereira Guedes

ARTIGOS RELACIONADOS
Amplas informações sobre o Evangelho Segundo Lucas - http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/r33875/Evangelho-Lucas/

NOTAS

[1] Isto não significa que Lucas não tenha preocupações históricas, ao contrário, ele procura localizar todos os acontecimentos da natividade no mapa histórico de seus dias. Cada uma de suas referências históricas tem sido examinadas e poucos críticos, em sua maioria racionalistas, questionam sua veracidade.http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/234196/EVANGELHO-SEGUNDO-LUCAS-O-Historiador/ 

Compartilhar
1 Fan Ver todos os fãs >

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.196.196.62) para se identificar     

Nenhum comentário
EVANGELHO - A Galeria Natalina de Lucas (1)


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para reflexaobiblica

Precisa estar conectado para adicionar reflexaobiblica para os seus amigos

 
Criar um blog