VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO – Cidade de Listra  (Atos) escrito em sexta 11 junho 2010 15:48

atos, bíblia, introdução bíblica, novo testamento, paulo, viagem missionária, listra

Blog de reflexaobiblica :REFLEXÃO BIBLICA, VIAGEM MISSIONÁRIA  DE PAULO – Cidade de Listra

 

Listra era uma antiga cidade da província romana da Licônia e que passou a fazer parte do sul da Galácia, depois que esta outra província veio a ser ampliada, provavelmente na época de Augusto.

Paulo e Barnabé estiveram nela durante a chamada primeira viagem missionária (Atos 14). Mas também o Apóstolo já na companhia de Silas e Timóteo este novamente ali para comunicar as recomendações da reunião ocorrida em Jerusalém e fortalecer a fé e animo daqueles cristãos recentes.

De acordo com o capítulo 14 de Atos, após ter escapado da perseguição em Icônio, Paulo e Barnabé entraram na cidade para evangelizarem e numa ocasião foi curado um paralítico de nascença. Por causa disso, os habitantes de Listra pensaram que os dois missionários fossem a encarnação dos deuses pagãos Júpiter e Mercúrio e com muita dificuldade os missionários impediram que as multidões lhes oferecessem sacrifícios de adoração.

Depois disso, alguns judeus incrédulos de Antioquia e de Icônio vieram a Listra a fim de incitar a multidão para que apedrejasse Paulo, o qual, milagrosamente, sobreviveu e seguiu para Derbe.

Apesar da perseguição sofrida, a Igreja foi estabelecida em Listra e Paulo esteve ali em algumas outras ocasiões.

O local da antiga cidade era desconhecido e incerto até o ano de 1885, quando suas ruínas foram identificadas pelos arqueólogos, perto da moderna cidade de Catin. Fica cerca de trinta e quatro quilômetros a sudoeste de Icônio. Uma inscrição, ali encontrada, informa-nos que essa cidade se tornou colônia nos tempos do Imperador Augusto.

Listra era uma obscura aldeia, nas altas planícies da Licaônia (próxima da moderna Hatum Sarai), que foi selecionada por César Augusto como local de uma dentre diversas colônias romanas, provavelmente com propósitos de melhorar a defesa. Inscrições até hoje existentes mostram-nos que naquela época havia ali uma comunidade que falava o latim. Paulo e Barnabé talez tenham se dirigido para aquele obscuro lugar, na esperança de terem um ministério pacífico, isento das perseguições movidas pelos judeus, mas essa expectação estava fadada a não se cumprir. Naquela localidade havia uma população de origem grega e judaica (ver Atos 16.1), mas também havia uma substancial porção não helênica (conforme nos mostra o décimo primeiro versículo deste capítulo). Atualmente, no sítio de Listra, está a moderna cidade de Zoldera.

Paulo escreveu uma epístola às comunidades cristãs da Galácia, a Epístola aos Gálatas. Ainda que haja uma grande discussão às quais comunidades Paulo escreveu, se as que estão mais ao sul (Icônio, Derbe, Listra), ou as que estão mais ao norte (Ancira, Pesinonte e Távio) menos conhecidas para nós.

Rev. Ivan Pereira Guedes

ARTIGOS RELACIONADOS

Inicio da 1ª ViagemMissionária  -http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/r22216/Atos/3/

Veja o trabalho realizado em Listra http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/653580/ATOS-VISAO-PANORAMICA/



Champlin, R. N. – Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, v. 3, ed. Hagnos, 2006, 8ª ed., p. 858.

Galácia era uma província romana que ocupava a parte central do que agora é conhecido como a Ásia Menor. Era limitada por outras províncias romanas — em parte pela Capadócia, ao Leste, pela Bitínia e Ponto, ao Norte, pela Ásia Menor, ao Oeste, e pela Panfília, ao Sul. Situa-se num planalto entre os Montes Tauro, ao Sul, e os Montes da Paflagônia, ao Norte. Na sua parte norte-central, ficava a cidade de Ancira, agora chamada Ancara, capital da Turquia. E através desta região passava o curso médio do Rio Hális (o actual Kizil Irmak) e a parte superior do Rio Sangarius (Sakarya), que desembocavam no Mar Negro. Foi então nesta Galácia ampliada que o apóstolo Paulo e outros missionários cristãos evangelizaram diversas cidades no século I d.C., tais como Icônio, Listra e Derbe e nas quais, organizaram comunidades cristãs locais. Paulo escreveu uma epístola às comunidades cristãs da Galácia, a Epístola aos Gálatas. Cf http://pt.wikipedia.org/wiki/Galácia

 

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.83.229.137) para se identificar     

Nenhum comentário
VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO – Cidade de Listra


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para reflexaobiblica

Precisa estar conectado para adicionar reflexaobiblica para os seus amigos

 
Criar um blog