EVANGELHO SEGUNDO LUCAS - Autor e Título (1ª parte)  (Evangelho Lucas) escrito em quarta 01 outubro 2008 01:18

autoria, evangelho, evidência externas, lucas, título

Blog de reflexaobiblica :REFLEXÃO BIBLICA, EVANGELHO SEGUNDO LUCAS - Autor e Título (1ª parte)

Tanto este Evangelho quanto o livro de Atos são endereçados a Teófilo como uma obra em dois volumes, e atribuídos a Lucas, e apesar de em nenhum lugar ser especificado quem é o autor de um ou outro, um grande acordo de evidências apontam para Lucas, “o médico amado” (Col. 4:14) como o autor de ambos.

“Se o evangelho tivesse sido falsamente atribuído a qualquer outro além do seu autor real, não seria alguém tão insignificante quanto Lucas. Muito provavelmente teria sido ligado a um dos apóstolos ou outra figura de destaque na primeira igreja.” 

Significativamente, esses dois livros ocupam 28% do Novo Testamento Grego. Encontramos seu nome no Novo Testamento apenas em Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:11; e Filemom 24. São também atribuídas a ele aquelas chamadas seções do “nós” de Atos (16:10-17; 20:5-21:18; 27:1-28:16). Essas seções de “nós” de Atos mostram que o autor foi um companheiro de Paulo em suas viagens missionárias. Uma vez que dois companheiros de Paulo são especificados na terceira pessoa, a lista pode ser restringida a Tito e Lucas.

“Por processo de eliminação, o grande amigo de Paulo ‘Lucas, o doutor’ (Col 4:14), e ‘companheiro de trabalho’ (Fm 24) torna-se provavelmente o maior candidato. Sua autoria é confirmada pelo testemunho uniforme dos escritos dos Cristãos antigos (cf., o Cânon de Muratorio 170 d.C., e as obras de Ireneu, 180 d.C.).

Parece evidente em Colossenses 4:10-14 que Lucas foi um Gentio, pois Paulo o diferencia dos Judeus. Aqui o apóstolo declara que, entre seus colaboradores, Aristarco, Marcos, e João foram os únicos que eram Judeus. Isto sugere que Epafras, Lucas, e Demas, também mencionados nestes versos, eram Gentios. Isto concorda com nome Gentio de Lucas (o mesmo que Lucanus), e o aspecto Gentio de seu Evangelho.  “ A habilidade de Lucas com a língua Grega é óbvia e sua frase ‘de maneira que na sua própria língua’ em Atos 1:19 também implica em que ele não era judeu.”

“Nada sabemos sobre sua vida ou conversão exceto que ele não esteve entre as testemunhas ocular da vida de Jesus Cristo (Lucas 1:2). Embora um médico por profissão, ele foi primeiramente um evangelista, escrevendo este evangelho e o livro de Atos e colaborador de  Paulo no trabalho missionário … Ele foi com  o apóstolo Paulo no tempo de seu martírio (2 Tim. 4:11), mas depois disto não temos nenhum outro fato certo”.

Rev. Ivan Pereira Guedes

 

TESTEMUNHO DA TRADIÇÃO

Jerônimo (347-419)

Lucas, médico antioqueno, como o indicam seus escritos, não foi desconhecedor da língua grega; seguidor do apóstolo Paulo e companheiro de toda a sua peregrinação, escreveu o Evangelho...

Eusébio de Cesaréia

(263-339)

Lucas, natural de Antioquia, médico de profissão, Fora companheiro de Paulo por longo tempo e conhecia os demais apóstolos. Ele nos deixou em dois livros divinamente inspirados, a saber o Evangelho e Atos, exemplos da arte de curar almas, a qual aprendera com eles.

Orígenes (185-253)

...e um terceiro [Evangelho], segundo Lucas (foi escrito). Ele escreveu para aqueles dentre os gentios (que creram) no evangelho que era elogiado por Paulo.

Tertuliano (193-216)

Portanto, dos apóstolos João e Mateus, o primeiro a instilar fé em nós, enquanto os homens apostólicos Lucas e Marcos, a renovam depois.

Clemente de Alexandria

(190-200)

...está escrito no Evangelho segundo Lucas o seguinte:...Jesus veio a seu batismo, tendo cerca de trinta anos de idade.

Cânon de Muratori

(180-200)

O terceiro livro do Evangelho [é aquele] segundo Lucas. Lucas, o bem conhecido médico, o escreveu em seu próprio nome; segundo a crença [geral], depois da ascensão de Cristo, quando Paulo o associou [consigo] como alguém que zela pela exatidão. Ainda que não tenha visto o Senhor na carne, não obstante, havendo investigado os fato pôde começar sua narrativa com o nascimento de João.  

Irineu (140-202)

Ele foi discípulo de Policarpo, o qual conhecera o apóstolo João. Ele escreveu: Lucas, companheiro de Paulo, escreveu o Evangelho que este pregava.

Prólogo Antimarcionita

(160-180)

Lucas, natural de Antioquia da Síria, médico de profissão, foi discípulo dos apóstolos. Em data posterior acompanhou Paulo até que este sofresse o martírio. Serviu ao Senhor de forma irrepreensível. Tendo vivido sem esposa e filhos, com a idade de 84 anos adormeceu em Beócia, cheio do Espírito Santo. Ainda que já existisse alguns Evangelhos – segundo Mateus, escrito na Judéia, e Marcos, na Itália – Lucas, impelido pelo Espírito Santo, compôs todo seu Evangelho enquanto estava na região da Acaia...E depois, este mesmo Lucas escreveu os Atos dos Apóstolos.

Coleção dos Evangelhos

125 d.C.

Já neste ano os quatro Evangelhos estavam reunidos numa coleção para o uso das igrejas, e foi-lhe atribuído títulos. “Segundo Lucas” era o título – ou sobrescrito – do mais longo dos quatro.

 



O tratamento que Lucas lhe dispensa: "excelente", "excelentíssimo" ou "digníssimo", conforme a versão que se utilize, tem levado a crer que Teófilo era uma autoridade pública, um oficial romano. Tem-se deduzido que Lucas viu naquele homem a pessoa adequada para publicar sua obra entre os gentios, o que ocorreu com pleno êxito. “Do prefacio do Evangelho e do livro de Atos apreendemos que o autor escreveu para o benefício imediato de um único indivíduo, aparentemente um homem de posição elevada, um nobre romano. Isto não é suficiente para deduzir que um círculo maior de leitores não possa ter sido contemplado pelo escritor ou que não visasse nenhum outro destinatário para o seu trabalho.” Nicoll, W. Robertson, The Expositor1’s Greek Testament, v. 1, ed. WM. B. Eerdmans Publishing Company Grand Rapids, Michigan, 1961, p.50.

Goodspeed defende a idéia de que ambos os livros não foram escritos separadamente, mas formavam apenas um volume: “Nenhuma descoberta do estudo moderno do Novo Testamento é mais assegurado do que aquele que afirma que Lucas e Atos não são dois livros, escritos em tempos diferentes, mas dois volumes de um trabalho único, concebido e executado como uma unidade”.E ele entende que o fato dos livros terem sido colocados separadamente no cânon contribuiu para se pensar em épocas diferentes para os dois livros: “Certamente, todo isto poderia estar muito mais claro se Atos não tivesse sido separado do Evangelho de Lucas quando o evangelho foi juntado dentro do grande quarteto dos evangelhos logo cedo no segundo século. O fato é que, como sabemos, João vem entre Lucas e Atos de modo que obscurece sua continuidade e realmente esconde isto de nós”. Goodspeed, Edgar J. An Introduction to the New Testament, ed. University of Chicago Press, Chicago: Illinois, 1937, pp. 180,182 (edição eletrônica: http://www.earlychristianwritings.com/goodspeed/index.html ).

O nome “Lucas” vem a ser uma abreviação de “Lucano”, à semelhança de “Silas”, abreviação de “Silvano”. Significa “iluminador” e era um nome comum entre os romanos, podendo ser achado tanto em inscrições quanto em referência literárias. “Também se tem sugerido que pode ser abreviatura de Loukianos ou de Loukios (latim, Lucianus, Lucio, respectivamente). Não obstante, não há razões plausíveis para que alguns queiram identificar o Lucas que escreveu o terceiro Evangelho com o Lúcio de Atos 13.1, ou com aquele mencionado em Romanos 16.21” Hendriksen, Williiam. Comentário do Novo Testamento-Lucas, v.1, ed. Cultura Cristã, 2003, p.19. Igualmente carecem, pois, de  fundamento as opiniões segundo as quais Lucas era um dos dois discipulos de Emaús aos quais Cristo apareceu (cf. Lc 24.13-35) ou um dos setenta que foram enviados por Jesus (cf. Lc 10.1ss).

Ash, Anthony Lee, O Evangelho Segundo Lucas, ed. Vida Cristã, São Paulo, 1980, p. 7.  A autoria Lucana do terceiro evangelho tem sido ocasionalmente contestada por aqueles críticos que encontram dificuldades para aceitar que Lucas seja o autor final de Atos, que é geralmente identificado como sendo o trabalho da mesma mão do evangelista. Os problemas apresentados a Atos serão discutidos mais tarde, mas podemos adiantar que quando comparados os argumentos pró e contra, torna-se claro que a posição negativa é débil, e que o ponto de vista tradicional adquire um alto grau de probabilidade.

  Notas de Estuda da Bíblia - NIV, Biblioteca da Bíblia de Zondervan NIV, Zondervan, Rapids Grande, 1985, edição eletrônica.

“Ellis vê Lucas como um judeu helênico e sugere que ele pode ser o mesmo Lúcio (Romanos 16:21) que é identificado como ‘parente’ de Paulo, e Filemon 24 o identifica como ajudante de Paulo no trabalho.” Ash, Anthony Lee, Op. cit., p. 9.

  Wilkinson/Boa, p. 327.

  Ryrie, op. cit., p. 1614. Temos também um prólogo antecipado do evangelho, que foi talvez escrito para acentuar a genuinidade do evangelho inteiro contra uma versão truncada que Marcion, um herético do segundo século, havia editado para propagar suas opiniões. Neste prólogo são dados vários detalhes sobre Lucas que podem bem preserva muita tradição genuína. Lucas é um Sírio de Antioquia, um doutor por profissão, que foi um discípulo de apóstolos, e mais tarde acompanhou Paulo até o martírio dele. Ele serviu ao Senhor sem distração, e adormeceu na idade de 84, em Boécia, na Grecia. Cheio do Espírito Santo escreveu este evangelho inteiro nas regiões da Acaia . . . e depois o mesmo Lucas escreveu os Atos dos Apóstolos. Champlin acrescenta mais informações: “Parece que Lucas nasceu em Antioquia da Síria, conforme a informação prestada por Jerônimo. O livro de Atos reflete o interesse de Lucas por Antioquia da Síria (cf. Atos 6:5; 11:19-27; 13:1; 14:19; 15:22,23,30,35; 18:22). Talvez ele fosse irmão de Tito (II Cor.8:18; 12:18).” Champlin, Russel Norman, Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, v.3, ed. Candeia, São Paulo, 1995, p. 914.

Compartilhar
1 Fan

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (184.73.72.163) para se identificar     

Nenhum comentário
EVANGELHO SEGUNDO LUCAS - Autor e Título (1ª parte)


Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para reflexaobiblica

Precisa estar conectado para adicionar reflexaobiblica para os seus amigos

 
Criar um blog