EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - Segredo Messiânico  (Evangelho Marcos) escrito em quinta 25 setembro 2008 17:43

evangelho, marcos, segredo messiânico

Blog de reflexaobiblica :REFLEXÃO BIBLICA, EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - Segredo Messiânico

O Segredo Messiânico

Uma das questões mais debatidas em relação a este Evangelho é o que se denomina – Segredo Messiânico. O fato de Marcos registrar enfaticamente que Jesus em várias ocasiões solicita às pessoas ajudadas para que não revelassem nada e ficassem quietas (aos demônios 1.34; 3.12; aos curados (1.44; 5.43; 7.36; 8.26; e aos discípulos 8.30; 9.9) têm gerado um amplo debate entre os estudiosos deste segundo evangelho.

Alguns extremistas concluem que Marcos utiliza-se deste “segredo” para justificar o fato de que Jesus ainda não tinha consciência de seu messianismo e que somente após sua ressurreição ele assumiu plenamente ser o Messias. Todavia, ao menos quatro textos em Marcos contrariam abertamente esta interpretação (8.27-29; 10.46-52; 11.1-11; 14.62).

Outros entendem que Jesus tinha consciência de ser o Messias, conforme os textos acima, mas impõe silêncio para que as pessoas não se precipitassem a interpretar seu messianismo politicamente. Isto ocorre também nos outros evangelhos, todavia, Marcos insiste de forma enfática no segredo.

Uma explicação que vai além das duas acima é de que Marcos tem uma intenção ao dar esta ênfase. O “segredo messiânico” manifesta a decisão firme e irrevogável de Jesus em direção à cruz, pois esta sempre foi a vontade divina. Jesus impõe o silencio para que nada pudesse interpor-se entre ele e o calvário.

E isto fica explicito no fato de que a partir da confissão de Pedro (8.29b) Jesus anuncia três vezes (8.31; 9.31; 10.32-34) de que ele haveria de sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sacerdotes e escribas, e ser morto, e três dias depois ressuscitaria. Mas esta revelação de Jesus também se relaciona aos discípulos e a todos aqueles que viessem a tomar a decisão de segui-lo – o discipulado envolve serviço, abnegação e a cruz, pois, somente aquele que está disposto a perder a vida poderá de fato ganhá-la. Assim como Ele haveria de dar a vida por aqueles que se dispunha a segui-lo, estes também deveriam estar preparados para sofrer e dar sua vida em prol do Reino.

O “segredo messiânico” é, portanto, uma construção do evangelista para que seus leitores possam ver o Evangelho de forma gradual e perceberem as implicações que envolvem o fato de Jesus ser o Messias e de se crer nele.3 

É por esta razão que após a ressurreição o segredo já não precisa mais ser mantido.

Rev. Ivan Pereira Guedes



Um estudo amplo e que relaciona as diversas opiniões históricas sobre este debate pode ser visto no artigo: “The Messianic Secret In The Gospel of Mark: Historical Development and Value of Wrede’s Theory” de John M. DePoe - http://www.johndepoe.com/Messianic_secret.pdf

William Wrede (1859-1906) estudioso alemão do NT, nascido em Hanover, professor em Breslau, introduziu esta tese em sua obra Messianic Secret in the Gospels (1901).

Embora o segredo messiânico possa ser encontrado no Evangelho de Mateus (8.3-4; 9.29-31; 12.15-16; 17.9) e Lucas (4.41; 8.56; 9.21), Marcos utiliza o desenvolvimento do mistério messiânico de Jesus, como tema unificador de seu Evangelho. Normalmente, Mateus compreendeu o segredo messiânico como o cumprimento da profecia (12.17-21) e Lucas não oferece nenhuma explicação. Marcos, no entanto, usou o segredo messiânico para organizar a sua história em torno da revelação progressiva da pessoa de Cristo e da consciência messiânica dos discípulos. Holman Bible Dictionary, Messianic Secret - http://www.studylight.org/dic/hbd/view.cgi?number=T4265 

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.145.209.80) para se identificar     

Nenhum comentário
EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - Segredo Messiânico


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para reflexaobiblica

Precisa estar conectado para adicionar reflexaobiblica para os seus amigos

 
Criar um blog