PERSONAGENS PRINCIPAIS NOS EVANGELHOS  escrito em quinta 11 setembro 2008 01:23

evangelhos, joão, lucas, marcos, mateus, personagens históricos, personagens literários

Blog de reflexaobiblica :REFLEXÃO BIBLICA, PERSONAGENS PRINCIPAIS NOS EVANGELHOS

MATEUS

Mateus destaca menos as figuras individuais da sua narrativa do que os outros dois sinóticos, de modo que nos revela menos pessoas cujos nomes não aparecem nas outras narrativas. Assim temos: José (1.8-25); Herodes o Grande (2.1-16); a mãe de Tiago e João (20.20,21). Mateus concede mais espaço para seus personagens do que os outros evangelistas, entretanto, Marcos e Lucas descrevem melhor o perfil dos seus personagens.

Em geral seus personagens são os mesmos dos demais: João Batista, Maria (mãe de Jesus), os doze discípulos, Caifás, os sumo-sacerdotes, Pilatos, Simão de Cirene, José de Arimatéia e alguns outros de menor expressão. E apesar de todos estarem inseridos na narrativa, eles aparecem acidentalmente no meio do ensino.

MARCOS

Embora Marcos não seja especialista em esquemas de personagens, muitos das suas personalidades são gravadas mais rigorosamente do que as de Mateus. O jovem semi nu no jardim (14.51,52), Alexandre e Rufo (15.21), Simão o leproso (14.3) são mencionados como pessoas relacionadas com o autor e possivelmente com os leitores. Se este Rufo é o mesmo mencionado por Paulo em Romanos 16.13, ajuda bastante  para especificar a data deste evangelho (56 a 66 d.C.) e também o provável lugar onde foi escrito (Roma). Por estar mais preocupado com a progressividade de sua narrativa ele abre mão de aprofundar-se nos personagens individuais.

LUCAS

De longe Lucas é o mais interessado em personagens e o que mais apresenta novos nomes: Zacarias e a sua mulher Isabel, Simão, Ana, Zaqueu e Cleopas não são mencionados por mais ninguém e cada um deles é uma figura característica. Além destes personagens históricos seus personagens literários são fascinantes: o pai amoroso de Lucas 15 e os seus dois filhos; o samaritano que socorre o homem à beira do caminho (10.30-37); o rico insensato (12.13-21); o mordomo infiel (16.1-13) e o fariseu e o publicano orando no Templo (18.9-14), cada um deles poderia ser qualquer um dos leitores do evangelho. A idéia de Lucas é demonstrar que Jesus viveu plenamente sua humanidade em uma convivência intensa com as mais variadas pessoas.

JOÃO

Os personagens delineados no evangelho de João são preciosidades e alguns deles são apresentados em vários momentos da narrativa: Nicodemos (3.1-15; 7.50-52; 19.39); Filipe (1.43-46; 6.5-7; 14.8-11); Tomé (11.16; 14.,6; 20.24-29); Maria e Marta (11.1-40; 12.2-8); Maria mãe de Jesus (2.1-5; 19.26-27). Além destes surgem outros que aparecem com naturalidade como se fossem relembrados na seqüência das narrativas principais. João coloca no mesmo nível de igualdade narrativa tanto pessoas proeminentes como pessoas simples.  

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.87.75.51) para se identificar     

Nenhum comentário
PERSONAGENS PRINCIPAIS NOS EVANGELHOS


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para reflexaobiblica

Precisa estar conectado para adicionar reflexaobiblica para os seus amigos

 
Criar um blog